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Problemas com o tamanho do Cronograma no Project Server 2007

Olá pessoal.

Mais uma vez venho falar dos problemas encontrados no EPM durante meus trabalhos como consultor.

Caso:
Atualmente tenho trabalhado com Cronogramas bem grandes, mediante a uma necessidade de um cliente especialmente brasileiro. Nesta necessidade, os cronogramas possuem cerca de 1.000 linhas, porém as datas de inicio e término estão muito distantes uma das outras, por exemplo:

Numero de atividades: 1.000
Data de início: 01/01/2008
Data de término: 01/01/2018
Número de recursos: 5

O timephased para um projeto como este é absurdamente gigante. esta recursividade considera em tempo de salvamento e execução do projeto cada hora de trabalho de cada recurso, por calendário, e para cada atividade atribuída a este recurso. Normalmente, numa maquina comum de usuário de MS-Project, este projeto não abre. Ele estoura a capacidade de memória e resulta em uma perda quase que absoluta dos dados do projeto. "Quase", por que podemos resgatar as informações congeladas no banco de dados através de relatórios ou através do PWA, na central de projetos, mas não mais pelo MS-Project.

Solução de Contorno:

Enquanto o projeto permanecer com esta elasticidade ele estará comprometido. Entretanto, devemos dividir este cronograma em pequenos projetos. Pensemos o seguinte: Um grande projeto pode se transformar em um Programa de projetos. Pequenos e médios projetos que compões este programa. Assim, não atingimos as limitações práticas da ferramenta. Por outro lado, esta solução colide com funcionalidades da ferramenta que são feitas para serem utilizadas dentro do cronograma, por exemplo "Nivelamento de recursos". Mesmo que você utilize o nivelamento de recursos nativo do Project, você tem agora um problema, pois seu cronograma está partido em vários pedaços e a funcionalidade só se aplica a um deles por vez. Como resolver isso?
Uma forma de resolver esse problema foi dividir o Programa em partes onde a equipe do projeto estivesse dividida uniformemente em grupos de frentes de trabalho, para que o nivelamento de um cronograma não colidisse com outro. Adicionalmente, separamos o cronograma em pequenas janelas de entregas que garantisse que o nivelamento olhasse para um período mais curto. Um período curto para o nivelamento garantiu também a eficiência dos dados nivelados, tendo em vista que durante este período, indisponibilidades, atividades emergenciais, entre outros fatores poderiam alterar o planejamento, inviabilizando a execução do nivelamento anteriormente definido. Assim, nivelando os recursos em períodos curtos de trabalho, ficou mais fácil determinar o que seria feito, por quem e como seria feito, caso ocorressem imprevistos.

Esta solução de contorno foi estudada pela equipe que trabalhou no cliente e pelo próprio cliente para atender a uma necessidade especifica. Para uma aplicação disto no dia-a-dia do trabalho, outras considerações devem ser estudadas junto com o cliente para a aplicação em suas devidas proporções de divisão do cronograma, períodos e fases bem definidas e frente de trabalho organizada.

Até a próxima!

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